domingo, 28 de novembro de 2010

Construção de uma parábola 2D/3D

 Construção de uma parábola:

  • Lançar duas "xl" (x-line): uma horizontal a passar na origem, uma vertical a passar também na origem.
  • Fazer segunda vertical (Ponto de Foco):
"Offset"
"1"

  • Marcar o foco:
"Point", ponto de intersecção das x-line
Menu, "Format" (mudar o efeito do ponto, marca)
"Point Style", alterar o escolhido por pré-definição
"Point Scale", manter 5%
Apagar a x-line vertical que nos ajudou a marcar o ponto de foco

  • Marcar ponto à esquerda da Parábola no eixo:
"Offset"
"0,5", 
"Point" (ponto de intersecção da nova x-line com o eixo)
Apagar a x-line vertical que nos ajudou a marcar o ponto à esquerda da Parábola

  • Marcar verticais (que nos vão dar os restantes pontos da Parábola):
"Co" (copy)
Marcar três x-line verticais para a direita

  • Marcar círculos auxiliares para a marcação dos restantes pontos da Parábola:
"C"
Centro na origem até à primeira linha
"C" (com node on)
Centro no foco
Marcar os pontos de intersecção do segundo círculo com a primeira vertical
Pôr os pontos da parábola a cor (match properties)

  • Novos círculos e intersecções:
Círculo na origem até à segunda linha
Segundo círculo com centro no foco
Pintar novos pontos
Fazer o mesmo para os restantes pontos da parábola

  • Desenhar tangentes:
Desenhar principais directrizes do último ponto superior da parábola
Ponto ao foco, uma linha
Ponto ao eixo vertical da origem, outra linha
Bissectriz desse ângulo:
Fazer um círculo com centro no ponto com uma medida qualquer
"Tr" (trim), para apagar o que não interessa, enter
"xl" a passar pelo ponto e pelo ponto médio desse  ângulo (bissectriz)
Fazer o mesmo em baixo, na segunda tangente ao espelhar a primeira:
"Mirror", enter
Selecção do objecto, a bissectriz
Dar dois pontos do eixo
"No" (não apagar o objecto inicial)

  • Nova layer com o nome "Parábola":
Layer Properties Manager, nova layer
Cor à escolha - current


  • Desenhar a Parábola:
"Spl" (spline)
Unir todos os pontos da parábola

  • Transformar a x-line horizontal da origem em line
"Tr" (trim), apagar o que nao interessa

  • Superfície Parabólica
"Revsurf" (superfície de revolução)
Seleccionar a parábola e o eixo horizontal
Primeiro ângulo, 0
Último ângulo, 360
Botão direito, shading mode
Surftab 1- 17
Surftab 2- 17
"Surftab"( densificar os nós da malha)
"Revsurf"






Sem comentários:

Enviar um comentário